>_(12/11 E 13/11) OFICINAS – Espaço Aprender_<

OFICINAS IN_BOOK

Da teoria à realidade do seu negócio

Uma boa ideia não nasce sozinha. Para cada uma que fica em cima da mesa, muitas outras terminaram no lixo. É preciso esforço, repertório, estímulo à criatividade e, claro, o direcionamento certo. Foi para ajudar suas ideias a acontecerem que o Sebrae criou o InBook. Uma série de oficinas que mergulham nos melhores livros de negócios da atualidade de um jeito dinâmico, interativo e prático. Conheça as oficinas, escolha as que quer fazer e mãos à obra.

Oficina Estratégia e Liderança
Livro base da oficina:
GAME OF THRONES

Dia Horário Facilitador Vagas
12/nov 10h às 13h Fabiana Schimitz 30

Inspirada no livro “As Crônicas de Gelo e Fogo”, base para a série Game of Thrones, a ação vai apresentar aos participantes um olhar sobre como é possível compreender a fundo a essência empreendedora de cada um e dos seus negócios para criar estratégias mais alinhadas ao propósito do empreendedor, de forma prática e eficiente.

Na oficina, o participante irá desenvolver as seguintes competências e habilidades:
•   Diferencial estratégico: capacidade de criar soluções únicas;
•   Foco em mensuração e resultados: capacidade de traçar métricas alinhadas aos objetivos estratégicos dos negócios;
•   Realização coletiva: capacidade de criar situações ‘ganha-ganha’ para desenhar novas parcerias;
•   Construção de ecossistemas: habilidade de criar formatos colaborativos de atuação profissional.

Oficina de Storytelling
Livro base da oficina:
TED TALKS

Dia Horário Facilitador Vagas
12/nov 15h às 18h Fabiana Schimitz 30

A oficina vai apresentar ao público o melhor do livro “TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público”, do curador do TED, Chris Anderson. A intenção é despertar no participante um novo olhar sobre o poder de suas próprias histórias.

Ao longo da oficina, o empreendedor irá desenvolver as seguintes competências e habilidades: 

•   Criação de uma linha mestra: capacidade de criar uma estrutura de suporte à história para melhor transmitir as ideias;
•   Empatia: capacidade de se tomar a perspectiva e se conectar genuinamente com a audiência;
•   Uso de dados, estatística e pesquisa: capacidade de colher e trabalhar com dados para gerar mais atenção e conversão com a história;
•   Construção de narrativas: habilidade de criar diferentes formatos para melhor contar uma história;
•   Construção de elementos de suporte: capacidade de analisar e criar personagens, picos emocionais e perguntas para dar suporte à história.

Facilitadora: Fabiana Schimitz
Analista de Marketing do Sebrae/MG. Formada em Comunicação Social / Jornalismo, pós-graduada em Marketing e Master Practitioner em Programação Neurolinguística. Possui experiência em vendas, assessoria de imprensa, produção cultural, gestão de Marketing e com treinamentos na área de desenvolvimento humano. É autora do livro “Perfis.

WEARABLES
Oficina de Wearables

Dia Horário Facilitador Vagas
13/nov 10h às 13h Rodrigo Marques de Figueiredo e Jean Schmith 30

Wearables é a palavra que resume o conceito das chamadas “tecnologias vestíveis”, consistindo em dispositivos de tecnologia que podem ser utilizados pelos usuários como peças do vestuário. Eles são um passo para a concretização da chamada Internet das Coisas, que se caracteriza por manter a constante conectividade entre diferentes tipos de objetos comuns no cotidiano das pessoas. Mas isto vai muito além de relógios, pulseiras, óculos e outros gadgets.  Segundo as empresas de consultoria Gartner e McKinsey, até 2025 teremos 25 bilhões de objetos conectados, gerando um impacto econômico mundial entre U$ 4 a 11 bilhões.

Traremos este tema de um jeito dinâmico, interativo e prático.

Facilitadores:
Rodrigo Marques de Figueiredo

Possui doutorado em Geologia – Sensoriamento Remoto com Aplicação de Redes Neurais Artificiais (2016), mestrado em Computação Aplicada – Inteligência Artificial/Pesquisa Operacional (2009) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Atualmente é Professor dos cursos de Engenharia Eletrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia da Computação e pesquisador do Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica da Unisinos. Também é coordenador dos cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia de Controle e Automação da Unisinos. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Eletrônicos, Descrição de Hardware e Redes de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: microeletrônica, VHDL, FPGA, microcontroladores e sistemas de telecomunicações além de experiência com Redes Neurais Artificias.

Jean Schmith
Possui Mestrado em Computação Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Atualmente é Professor dos cursos de Engenharia Eletrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia da Computação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em circuitos eletrônicos, projeto e produção de equipamentos eletrônicos. Atualmente foca na área de Processamento Digital de Sinais e Imagens.

DESIGN SPRINT
Oficina de Design Sprint 

Dia Horário Facilitador Vagas
13/nov 14h às 17h Caroline Bucker 30

Ferramentas que estimulam criatividade em busca de solução de problemas podem ser importantes aplicações para os pequenos negócios. O Sebrae criou uma oficina específica para que empreendedores de diferentes atividades aprendam e usem essas ideias em suas práticas de gestão. A metodologia é baseada no design sprint, método utilizado pelo Google para geração de ideias.

A oficina vai despertar e desenvolver o mindset criativo e colaborativo para solução de problemas. Ao longo dela, o empreendedor irá desenvolver as seguintes competências e habilidades 
•   Praticar o entendimento e divergência;
•   Convergir para solucionar e tangibilizar uma solução;
•   Validação de ideia.

Facilitadores:
Caroline Bücker é consultora em desenho e implantação de estratégias de marketing para o varejo, de moda, serviços, saúde, alimentação e educação, com 20 anos de experiência de mercado. Mestre em Educação com pesquisa e projetos em aplicação de metodologias criativas como o Design Thinking para construção e implementação de experiências dos usuários com as marcas. Pós graduada em Gestão empresarial e graduada em Publicidade e Propaganda, com experiência em co-criação de projetos em Porto Alegre e Rio de Janeiro. Co-fundadora do Coletivo Thinkers Poa.

>_PARCEIROS_<

>_REALIZAÇÃO_<

>_BAIXE NOSSO APP_<

Fique por dentro de tudo sobre o evento e monte a sua agenda de atividades.

 

>_BAIXE NOSSO APP_<

Fique por dentro de tudo sobre o evento e monte a sua agenda de atividades.


CADASTRE-SE E SEJA O PRIMEIRO A RECEBER NOVIDADES


Siga o SEBRAE RS     

 Central de Atendimento 0800 570 0800